Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e secretário estadual de Agricultura, Guilherme Piai, participaram da cerimônia
Durante a abertura oficial da 13ª edição da Aquishow Brasil, realizada no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto/SP, a organização anunciou os vencedores do “Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura: Aline Brun e Geraldo Bernardino – Edição 2024” e “Prêmio Inovação Aquícola – 2024”. A cerimônia contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, e do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
A vencedora do “Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura: Aline Brun e Geraldo Bernardino – Edição 2024” foi Juliana Lopes da Silva, que é diretora do Departamento de Aquicultura em Águas da União, da Secretaria Nacional de Aquicultura do MPA. Já o vencedor foi Francisco Medeiros, que é presidente-executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).
Já pelo “Prêmio Inovação Aquícola – 2024”, na categoria Academia, a vencedora foi Amanda Rodrigues Magnabosco. O segundo lugar ficou com Maria Luiza Rodrigues de Souza e o terceiro lugar ficou Marcelo Ricardo de Souza.
Na categoria Produção, o vencedor foi Wagner Chakib Camis. Em segundo lugar ficou Ulisses Marcel de Freitas Marcelino e em terceiro ficou André Augusto de Melo Pereira.
A vencedora do 1º e 2º lugar da categoria Beneficiamento/Produto Final foi Marilaine Del Pintor Sanches. Katia Mastroto ficou classificada em terceiro lugar.
Pela categoria Sustentabilidade, o vencedor foi Ricardo Garcia. Em segundo lugar ficou Fábio Rosa Sussel e em terceiro lugar ficou classificado Ivan Mota Lee.
“Essas duas premiações reconhecem personalidades e iniciativas capazes de provocar transformações reais em toda a cadeia produtiva da aquicultura”, disse Marilsa Fernandes, idealizadora e organizadora da Aquishow Brasil 2024.
A Aquishow Brasil é realizada pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União). A coorganização é do Ministério da Pesca e Aquicultura, do Instituto de Pesca (IP-Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. O evento é patrocinado pela Caixa e pelo Governo Federal, com apoio da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), INNA ImC (Instituto de Inovação Israelense), Sindicato Rural, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), Banco do Brasil, Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) e Mutua SP – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.